VAMOS PROGRAMAR

Partilhar

Entre 5 e 11 de Dezembro, o Movimento Código Portugal desafia Alunos, Professores, Escolas e Comunidades Educativas em todo o país, para uma ação global de familiarização com a programação e o código. É muito fácil!

A contribuição de cada um vai somar-se à dos colegas e acender a luz que representa a nossa Comunidade Educativa na grande árvore de Portugal! Quantos mais participantes, mais luzes se irão acender.



Os resultados globais de participação e os problemas resolvidos nas Escolas poderão ser visualizados neste site durante a semana do Movimento Código Portugal.

A atividade, disponível online nesta página, consiste numa sequência de divertidos problemas simples de programação com coloridos blocos de código, num jogo em que se vai ajudar pequenos monstros famintos a encontrar as suas bolachas no labirinto. Podemos resolver até 12 divertidos níveis, próprios para cada um dos ciclos do Ensino Básico.  A participação está aberta a todas as escolas de Portugal, basta escolher o distrito, concelho, escola e ciclo.

Os primeiros problemas propostos são fáceis de resolver, mas a dificuldade vai aumentando, e levar o monstro à sua bolacha favorita torna-se nos últimos problemas um verdadeiro desafio. Propomos que tentem resolver todos os desafios, usando o menor número de blocos possível! Vamos todos participar!

Durante a semana do Movimento, vai ser possível ver também os números, as escolas, e origem das participações em tempo real. Os desafios foram desenvolvidos pelo Departamento de Informática / NOVALINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.




Siga o Movimento Código Portugal no Facebook!