VAMOS PROGRAMAR

Partilhar

Entre 4 e 10 de Dezembro 2017, o Movimento Código Portugal desafia Alunos, Professores, Escolas e Comunidades Educativas em todo o país, para uma ação global de familiarização com a programação e o código. É muito fácil!

Bem vindo ao desafio FCT NOVA CodingFest !

O FCT NOVA CodingFest é uma actividade inserida no Movimento Código Portugal que consiste numa sessão de "Hora de Código" seguida de um conjunto de desafios que suportam uma competição a nível nacional entre escolas do Ensino Básico. A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, alguns programas que ajudam um pequeno astronauta a cumprir várias missões no espaço. Os problemas apresentados são pedagogicamente adaptados a cada um dos ciclos (1.º, 2.º e 3.º ciclos) do Ensino Básico.

Os primeiros problemas propostos são de resolução simples, de forma a ensinar os conceitos básicos da programação, mas a dificuldade vai aumentado. A atividade terminará com um concurso a nível nacional em que são apresentados os desafios mais difíceis de superar. Como resultado do concurso serão atribuídos prémios às três escolas que, dentro de cada um dos ciclos do ensino básico, tenham conseguido resolver proporcionalmente mais desafios com um menor número de blocos de programa. Os premiados serão anunciados na sessão de encerramento do Movimento Código Portugal 2017, no dia 10 de Dezembro.

Este ano temos um herói em missão. O AstroKid está em órbita no seu foguetão e precisa da tua ajuda para reparar um satélite que foi atingido por um meteorito. Só o consegue fazer se no fim parar mesmo em cima do seu objectivo.

Atenção que o seu fato não o proteje dos meteoritos que de vez em quando passam mesmo perto. Por isso tem mesmo que ficar dentro da zona mais clara e evitar alguns meteoritos mais atrevidos.

Constrói aqui pequenos programas, através da combinação de blocos de código, e ajuda o astrokid a encontrar as peças para arranjar o satélite. No fim terá que encontrar o seu foguetão para voltar para casa.

Podes resolver os vários níveis que se seguem, basta escolheres o nível que desejas. Tenta resolver todos, e usando o menor número de blocos que conseguires!




Siga o Movimento Código Portugal no Facebook!