MOVIMENTO CÓDIGO PORTUGAL #1

Partilhar

A primeira iniciativa deste movimento, o Movimento Código Portugal #1, está alinhada com a “Computer Science Education Week” e com o evento à escala global “A Hora do Código”, visando potenciar o envolvimento da comunidade nacional para um desafio que atinge já dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países.

Durante a semana de 5 a 11 de dezembro, todos os alunos do ensino básico vão poder construir pequenos programas de computador, através da combinação de blocos gráficos de código numa sequência de problemas simples, acedendo a uma plataforma que estará disponível no site do Movimento Código Portugal.

Esta atividade tem como objetivo mobilizar alunos, professores e toda a comunidade educativa para a resolução deste tipo de desafios, de forma simples e divertida. As respostas aos desafios, feitas por alunos, em conjunto com os colegas da sua escola, da sua cidade, do seu distrito, tornarão visível uma verdadeira onda nacional de participação, iluminando uma árvore virtual, disponibilizada na WEB em tempo real e projetada em formato gigante, no exterior do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em Lisboa.

Durante esta semana serão também organizadas inúmeras atividades integradas em todo o País, propostas pelas instituições aderentes, escolas, instituições de ensino superior, instituições de investigação, e outras, que visam promover e potenciar localmente esta iniciativa numa perspetiva de proximidade geográfica.

Todas essas atividades integradas poderão ser registadas para maior divulgação na página do Movimento Código Portugal.

O encerramento da primeira iniciativa, o Movimento Código Portugal  #1, terá lugar no dia 11 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento onde ao longo do dia decorrerão oficinas abertas a todos. Crianças, jovens e adultos terão oportunidade de aprender a programar e partilhar os resultados dos seus projetos, em colaboração com especialistas de instituições científicas nas áreas da informática, programação e robótica.




VAMOS PROGRAMAR
Siga o Movimento Código Portugal no Facebook!