Movimento Código Portugal vai colocar o país a programar

Movimento Código Portugal vai colocar o país a programar

O Movimento Código Portugal foi apresentado publicamente no dia 26 de novembro, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA), durante o Coding Fest 2016 e contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, e ainda o Secretário de Estado do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Cabrita. Esta iniciativa envolveu 10 escolas, 243 alunos, 1471 desafios e 9839 blocos de resolução. 

Os desafios foram desenvolvidos pelo Departamento de Informática / NOVALINCS da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender, através da actividade “A Hora de Código” , como construir pequenos programas que comandam um pequeno monstro faminto e o ajudam a encontrar as suas bolachas preferidas num labirinto. Ainda houve tempo para participarem num concurso entre as escolas participantes.  

Enquanto os alunos competiam, mais de 160 professores, responsáveis educativos, pais e outros convidados especiais, assistiram à palestra "Computing Science for Every Child: Englands experience" apresentada por Duncan Maidens, da Universidade de Birmingham e membro da organização Computing at School 

 O Coding Fest 2016 integra o Movimento Código de Portugal que pretende divulgar junto de escolas e instituições de ensino superior e investigação actividades de código, uma forma de programação que consiste em construir programas através de instruções simples, ao alcance de qualquer pessoa. 

A primeira acção do movimento decorre de 5 a 11 de Dezembro, e a comunidade escolar e a científica estão convidadas a participar. Este Movimento pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XXI. 

O Movimento Código Portugal é promovido pelo Governo, através das áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e tem  como parceiros a Direcção-Geral da Educação,  a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.


Partilhar

Siga o Movimento Código Portugal no Facebook!